Sabe mesmo toda a verdade sobre o líquido que mais ingere?

Essencial à vida, a água é um dos bens mais preciosos deste planeta. O seu consumo suscita, no entanto, algumas dúvidas, muitas delas associadas a mitos por vezes infundados. Faça este teste e acabe com eles!

Ninguém tem dúvidas de que a água é a bebida que mais convém ao ser humano. No entanto, não raras vezes, somos confrontados com artigos de revistas ou entrevistas em programas de rádio e televisão que nos deixam baralhados. Beber muita água, afinal, faz bem ou mal? Emagrece ou engorda? E ingerir dois litros de água por dia é o ideal ou essa quantidade sobrecarrega os rins? Responda às perguntas que se seguem e esclareça todas as suas dúvidas!

É necessário beber mais do que dois litros de água por dia?
Falso! Beber 1,5 litros de água é suficiente, até porque ingerimos uma grande quantidade deste líquido através dos alimentos que comemos.

A água com gás facilita a digestão?
Falso! Este tipo de água apenas dilata o estômago para a expulsão de gás.

Beber água ajuda a eliminar as toxinas?
Verdadeiro! Uma boa hidratação estimula as funções vitais do organismo e ajuda a expulsar as toxinas.

Beber água gelada ajuda a emagrecer?
Falso. Contrariamente ao que se diz, o corpo não queima mais calorias se se ingerir água gelada.

A água é calórica?
Falso. Tirando as águas com sabor, a água não tem calorias.

Beber muita água resolve os problemas de retenção de líquidos?
Falso. O que causa a retenção é a quantidade de sal e de açúcar que pomos na comida.

Beber água quente de manhã estimula o intestino?
Verdadeiro. Beber água tépida antes de ingerir qualquer alimento facilita a peristalse intestinal.

Quando se viaja de avião deve beber-se mais água?
Verdadeiro. A água compensa o efeito desidratante originado pelo ar condicionado e pela diminuição da pressão.

Embora tenha sido elaborado e revisto por especialistas, este teste tem um carácter meramente lúdico e não tem qualquer pretensão de rigor científico.

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